Transporte público? Você não sabe o que é isso?

Hoje foi um dia que senti vergonha... MUITA VERGONHA!!!

Já é a segunda vez que venho passar minha férias na Suíça, mas essa foi a primeira vez que realmente experimentei o sistema de transporte público deles. Na minha primeira vez em Zurique andei de ônibus, trem e bonde, mas sempre com a namorada a tiracolo, o que me deixava livre para não pensar onde e como ia. Hoje foi a primeira vez que realmente usei o sistema de transporte suíço e PQP, me apaixonei.

Todos (eu disse TODOS) os pontos de ônibus ou bondes tem os horários que os respectivos passarão por aquele local. E geralmente é coisa de mais ou menos meio minuto e eles estarão ali. E os horários não mudam. Eles colocam os horários com os dias da semana no início do ano e aquilo vale até o final. Alguém no Brasil consegue imaginar isso? Você não fica preso no ponto rezando para aparecer seu ônibus. Você pode se programar e chegar no ponto junto com o seu meio de transporte e ele estará ali. Ou estará chegando. No Brasil, Rio e Niterói especificamente, a gente tem uma idéia relativa do horário e espera que não tenha perdido a condução.

Outra coisa que a maioria dos pontos já tem são displays com o tempo de espera para a próxima condução e indicando se é especial para cadeirantes ou não. E de novo, meio minuto a mais ou a menos e pronto. E todos os pontos tem o mapa com a linhas e todas as estações para a pessoa se achar. Não tem como se perder. É lindo!

Melhor de tudo são os preços. Fui comprar hoje um bilhete mensal. Você pode usar quantas vezes quiser, quantos dias quiser para todos os tipos de transporte (dentro da cidade de Zurique), seja ônibus, trem, bonde ou barco (sim, eles também tem barcos). E sabe quanto eu paguei, Lombardi? 79 Francos Suíços! Sim, trocando pra real a gente vai para quase duzentos reais, mas a gente tá falando de um bilhete realmente único, sem limite de viagens e tipos de transporte. Vale mais do que a pena. E eles tem bilhetes especiais para estudantes, cadeirantes, grávidas, idosos e o caralho a quatro! E se ao invés do bilhete mensal, você comprar o anual, o preço tem mais desconto ainda. Se pensar que o bilhete de 24 horas que eu comprei só pra hoje custou 8,20, dá pra ter uma idéia de como a coisa funciona. E se você tiver direito (ou tiver comprado) a meia passagem, fica tudo mais lindo ainda.

E para os amantes da privatização e do sistema capitalista de mercado aberto, fica o aviso. Isso funciona aqui e não é por causa da concorrência. O sistema é realmente Público! Tudo é gerido pelo governo. Não é que nem em casa que todo mundo fala que o governo não funciona e que tudo tem que ser privatizado para funcionar (o que em 98% das vezes não acontece), aqui funciona. Sem máfia, sem armação e sem esquema, conseguem oferecer um serviço de alto nível e que favorece toda a população.

E ainda querem que eu chame o que a gente tem no Brasil de Sistema de Transporte Público? Tá de sacanagem com a minha cara, Sr. 02??? É vergonhoso isso...

Voltando das férias...

Fala, cambada.

Então, quem acompanha pelo twitter e pelo Facebook já sabem que voltei pra Base Operacional européia. Daqui a alguns dias (entenda-se assim que bater disposição) vai sai a série de posts sobre as minhas duas semanas na ilha de Mallorca. É só ficar ligado.

E podem se preparar que tá pra sair também o novo layout e estrutura do blog.

Aguardem e confiem.

O pior vôo da minha vida (ou Terrorista, eu?)

Fala cambada!

Então, quem me acompanha pelo Twitter, tem visto minha saga pelos aeroportos do mundo. E agora eu tenho que falar do pior vôo que eu já tive, que foi o vôo Rio-Paris antes da conexão para Zurique. Tudo começou com a compra das passagens pela Air France. Tudo muito bom, sistema organizado e rápido e me deixava já escolher minha poltrona. O problema é que eles apresentavam as poltronas em blocos de 10 e eu não me liguei disso na hora. Comprei a passagem e escolhi a poltrona 30F achando que tinha me dado bem que ia conseguir ficar no inicio do bloco, pra poder ter espaço para as pernas... Quando eu entrar no avião, vocês vão ver onde eu sentei...

Chegando no aeroporto do Galeão, fui fazer o check-in. Dessa vez sem pagar excesso de bagagem, ainda que voltando da Europa três dias antes com malas do mesmo peso, tenha pagado 100 euros em cada uma (com a mesma companhia). Feito o check-in, os problemas começaram na hora de passar pela segurança. Minha mala de mão, geralmente tem o Mac, o iPad, o HD externo e o stand do Mac. Os três primeiros já saem automaticamente da mala antes do Raio-X, mas até anteontem nunca tinha tido problemas com o último. Passa tudo pela máquina e a tia que tava operando manda voltar a mala pq tinha alguma coisa que ela não entendia o que era (o stand do Mac que é feito de bambu e tem dois coolers acoplados). Aí vem um dos seguranças pedindo preu tirar da mala pra ele ver. Ele também nunca tinha visto um desses e chama um Policial Federal pra conferir. Policial esse que também não conhecia o modelo. Aproveitando que já tava ali, me pediu passaporte, passagem, perguntou pra onde eu ia e o escambau. No final das contas me deixou passar, mas nisso o vôo já estava na última chamada. Juntei minhas coisas, joguei tudo na mala e fui pro avião acreditando que poderia arrumar tudo direito na minha ótima poltrona. Doce ilusão...

A 30F fica no meio de tudo. Eu mal tinha espaço pra respirar, esticar as pernas então era impossível. E os meus companheiros de viagem foram uma história à parte. Na 30E tinha um cara que não conseguia ficar 3 minutos parado. Sempre balançando a perna e enchendo o meu saco. Na 29F, tinha uma senhora que acreditava que a única posição possível da poltrona era inclinada. Vontade de matar a velha pelas quase 12 horas de vôo. Mas o principal era o cara da 30G...

Imagina alguém que senta na poltrona do avião como se a parada fosse de madeira, completamente tenso. O cara suava o tempo todo, toda hora pegava um lenço para enxugar a testa. Dava pra ver que tava nervoso com alguma coisa. Aí ele liga a tela pra ver alguma coisa e cola o ouvido pra tentar escutar o programa (fone pra que?). No final ele desistiu da posição ridícula, aumentou o volume ao máximo e se resignou a não escutar nada, só vendo as imagens.

Tudo continua bem, o cara ainda suando, ainda nervoso, cerca uma hora e meia de vôo, ele me tira do bolso uma Misbaha, que são 99 contas representando os 99 nomes de Alah. Nessa hora, eu que já tava bolado, quase pirei. O cara nervoso, não sabendo como funcionam as coisas num avião, suando e ainda me tira uma Misbaha e começa a rezar. Pensei: Pronto, morri! O cara tá viajando pela primeira vez e vai explodir o avião em "comemoração" antecipada ao 11 de setembro!!! PQP!!!

Ainda tentei dar o benefício da dúvida, porque os budistas usam uma muito parecida também. Ele bem que poderia ser budista. Se fosse, tava tudo tranquilo. Só que para aumentar o meu desespero, depois de uma meia hora o cara levanta, abre o compartimento de bagagem e pega um livro na mala. Senta de novo, toca o livro na cabeça, abre e começa a ler. Isso mesmo! Ele pegou uma cópia do Alcorão! Escrita em árabe!!!

Meu único pensamento foi: FUDEU!!!!!!

Alguém tem noção do perrengue que foi o vôo até chegar em Paris? Sei que foi preconceito meu, que existem terroristas católicos, protestantes e de mais um monte de religiões, mas com tudo que se vê na TV e na internet, perto do 11/09 e todo comportamento do cara, não dava pra pensar outra coisa. Não passava nem agulha até a hora que eu finalmente saí do avião. Pior vôo da minha vida. E a segurança do aeroporto ainda achando que eu era o terrorista... Abraços.