E as Olimpíadas começaram de verdade nessa sexta-feira. Tudo bem que estávamos vendo os jogos da competição de futebol já desde a quarta-feira, mas oficialmente a bagaça começou com a festa da sexta de manhã (horário de Brasília). E foi um desbunde de festa. Desde o início com a contagem regressiva feita pelos tambores iluminados, até o final com o chinês rodando pelo alto do estádio para acender a pira olímpica, foi tudo sensacional. Até o erro de sincronia entre a velocidade do carinha da tocha e as imagens projetadas foi legal. Só faltou o presidente da ODEPA fazendo discurso e falando "oy" com o povão respondendo oi. Mas a festa foi legal.
O grande porém desses jogos é o local onde eles estão sendo realizados. A China se preparou pra kct, montou um puta esquemão para as competições, construiu estádios lindos, mas ainda assim é a China. Um dos países mais fechados do mundo e censurado pra kct. Se você estivesse na China, nesse exato momento, não poderia ler meu texto. E o pior. Se você fosse um internauta chinês, nunca teria nem ouvido falar de mim, nem teria tido o prazer de ler essas minhas mal traçadas linhas. Pq o blogger é completamente bloqueado lá.
Inicialmente pode parecer estranho colocar como categoria nesse post, bolas rolantes e pornopolítica ao mesmo tempo. Mas não tem como não falar das Olimpíadas da China sem pensar na política. E a grande disputa por atenção entre os atuais dois países mais poderosos do mundo já começou na própria cerimônia de abertura. Os Estados Unidos entregaram sua bandeira para ser levada por um competidor do atletismo que foi pra Beijing só pra compor tabela. E que virou americano há apenas 13 meses. Isso mesmo você não leu errado. 13 meses. Sabem pq isso aconteceu? Você já deve ter ouvido falar dos conflitos no Sudão, certo? A guerra civil que devasta o país, né? Pois bem, o governo de lá consegue se manter no poder vendendo petróleo e por causa dos conflitos, são poucos os países que compram. E a China é um deles. E o que isso tem a ver com o carregador da bandeira americana? Ele é americano há 13 meses. Antes disso ele era sudanês e fugiu correndo de um campo de refugiados. E por isso, num ato político dos americanos contra os conflitos no Sudão e da China apoiar o governo deles, ele foi encarregado de levar a bandeira.
E o pior de tudo é que como na maioria dos casos, as pessoas responsáveis por censurar, vigiar e prender os "subversivos" não são os melhores exemplos de inteligência humana. Tire pos isso o caso de um técnico de alguma seleção da Macedônia. O cara chegou na vila olímpica e fez o que quase todo mundo fez quando chegou. Pendurou a bandeira do seu país na janela do apartamento onde ele estava. Cinco minutos depois ele estava preso. Quase três horas depois ele foi solto com um pedido de desculpas e a explicação pela prisão. O guardinha que foi prendê-lo, viu a bandeira da Macedônia na janela e achou que fosse a bandeira do Tibet. E estão proibidas manifestações políticas durante os jogos olímpicos e durante o resto do ano também. Se vocês clicarem nos nomes dos países, vocês vão ver as bandeiras deles. São parecidas, de longe dá até pra confundir, mas de perto, você com meia dúzia de neurônios funcionantes, veria que eram diferentes.
Mas o negócio agora é torcer para o Brasil, esperar que consigamos ganhar alguma medalha em alguma coisa e ver se finalmente o futebol desencanta em Olimpíadas. Ganhamos de cinco da Nova Zelândia hoje de manhã. Abraços e vamos Brasil!!!!