Antes era só piada...

Isso apareceu primeiro como uma piada divulgada pela internet, mostrando um mapa do Brasil sem a Amazônia. Agora virou realidade. Tenha um pouquinho de paciência e leia o texto abaixo. Temos que fazer alguma coisa.

Miliband promove plano para comprar florestas tropicais

Ministros estão propondo um esquema extraordinário para parar as mudanças climáticas na qual a floresta tropical amazônica seria transformada em um fundo internacional e suas árvores vendidas para indivíduos ou grupos.

Planos para a completa "privatização" da floresta tropical será proposto por David Miliband, o Sercretário de Meio-Ambiente, em um encontro no México esta semana.

O esquema, endossado por Tony Blair, mira na proteção das plantas e vida animal da destruição. Cerca de 13 mil~hões de hectares das florestas mundiais são perdidos anualmente para o deflorestamento, de acordo com o Governo.

Na reunião do ano passado do G8, grupo dos países mais industrializados, a Bretanha prometeu tomar a liderança nos programas de combate às mudanças climáticas.

O Sr. Miliband irá expor seus planos em um encontro em Monterrey dos ministros dos 20 países que mais utilizam energia no mundo. O plano é produto intelectual de Frank Field, MP do Trabalho e antigo ministro. O projeto agradou o Primeiro Ministro e o Sr. Miliband, segundo seus ascessores, porque isso poderia "capturar a imaginação do mundo" e "tornar a comunidade internacional mais unida".

Porém ambos enfatizam que a idéia está em um estágio inicial e admitem que poderão existir "questões de soberania" envolvendo o governo do Brasil, que é onde está situada a maior parte da floresta Amazônica.

O Sr. Miliband disse: "Obviamente existem questões de soberania, mas o deflorestamento é uma questão maciça... e qualquer plano, mesmo radical, merece ser analisado." Isso vai envolver a criação de um corpo internacional para a compra da floresta antes da criação de um fundo para a venda das árvores. Os compradores seriam "as partes interessadas" na floresta tropical.

A figura principal por trás dos panos foi Johan Eliasch, o negociante suíço multimilionário que é o tesoureiro do Partido Conservador. No início deste ano ele comprou 400.000 acres da floresta tropical Amazônica por cerca de 8 milhões de libras."

É um absurdo essa história ser até proposta e ainda apoiada por um chefe de governo. Tá mais do que na hora do governo brasileiro fazer alguma coisa, pois isso pode acabar acontecendo e termos que assistir a isso, com o nosso presidente dizendo que não sabia de nada. Caso não estejam acreditando em mim, clique aqui para ver o texto original no site do Daily Telegraph, que é um dos mais importantes jornais britânicos.

blog comments powered by Disqus