2 de Dezembro...

2 de Dezembro é o Dia Nacional do Samba. Nem sabia que existia isso... Descobri através do Vicente. Não é o tipo de música que eu goste de ouvir, mas eu respeito. Pq samba de verdade é até bem legalzinho... O que não rola são esses pagodes mela-cueca da vida. E existe uma grande diferença entre samba e pagode. Mas não é disso que eu quero falar. Quero falar do dia do samba e do dia do Zumbi, ou dia da Consciência Negra. Cara, o samba pra mim é uma das facetas mais importantes e que mais é apresentada para o grande público da cultura negra. Pq o candomblé não é anunciado por aí, você tem que querer ir atrás pra poder conhecer e esse hip-hop que é feito aqui no Brasil é uma cópia do americano. Ou seja, pra mim não tem o menor pingo de consciência. Tirando um ou outro que começaram e continuaram seguindo o esquema falar da vida como ela é na periferia e não na Zona Sul (MV Bill e Racionais, por exemplo). Eu acho que o Dia da Consciência Negra deveria ser no dia 2 de Dezembro. Pq eu acho que o samba, pelo menos aqui no Rio representa muito mais o negro do que todas as passeatas organizadas pelas ONGs da vida. Você tem muito mais contato com a cultura numa feijoada no súburbio, servida no quintal, com um mesão debaixo de uma árvore e o pessoal fazendo samba, do que nas passeatas, exposições, atos públicos e outras coisas que inventam e que ninguém sequer repara direito... Dia da Consciência Negra de cu é rola. Prefiro o Dia Nacional do Samba... Abraços... P.S.: Se alguém quiser me chamar pruma feijoada no sábado, tô aceitando...

blog comments powered by Disqus