Personalidade da Semana 23

Ele se diz o Capitão Nascimento da blogosfera brasileira, alguns o comparam com o Xerxes (aquele personagem meio viado do Rodrigo Santoro), alguns dizem ainda que ele é falso e só que aparecer. Não importa quem ele realmente seja, mas que a Personalidade De Cu É Rola!!! da Semana é uma das pessoas de maior destaque da blogosfera brasileira, isso é. Tanto que ele foi indicado em nada menos do que 05 categorias do Best Blogs Brazil, sendo que em duas delas ele concorre com dois blogs diferentes. Ele foi um dos primeiros a fugir de um emprego formal e decidir que viveria de blogs, num país em que quase ninguém acreditava (nem sabia como) que dava pra ganhar dinheiro de verdade com blogs. Atualmente ele mantem seis blogs pessoas (ou seja, ganha dinheiro com eles) e colabora com o MeioBit. Vocês querem saber o nome dele? Ainda não reconheceram pela foto aí de cima junto com uma das blogueiras mais famosas do país e que quer virar capa da Playboy. Estamos falando dele, o homem, o mito, o blogueiro, Carlos Cardoso, vestindo calções verdes e luvas laranjas com propagandas do AdSen... (opa, foi mal galera... acho que acabei recebendo o espírito de algum locutor de boxe...) Mas vocês entederam o recado. E pra ficar ainda melhor, fiz uma pequena entrevista com o cara pra que vocês possam conhecê-lo um pouco mais. Com certeza, o papo seria melhor acompanhado de uma caixa de cerveja e um bom tira-gosto, mas por impossibilidades técnicas, tive que fazer por e-mail mesmo. Cardoso, pode ficar tranquilo que a sua estatueta já foi enviada via pombo-correio aí pra Ilha do Governador. Quem quiser visitar dois dos blogs do Cardoso, é só clicar pra ir pro Contraditorium e pro Blog do Cardoso. Agora, fiquem com a entrevista. Abraços e semana que vem temos outro grande blogueiro sendo entrevistado.

Aztronauta: Pra começar. Você foi um dos primeiros, talvez o primeiro, a se declarar problogger aqui no Brasil e ostentar o título com orgulho. Como foi a transição de um emprego formal para viver dos blogs?

Carlos Cardoso: Muito rápida. Eu pedi demissão do emprego para me dedicar exclusivamente aos blogs. Esperava viver de minhas reservas por 1 ano, mas consegui autosuficiência em 6 meses.

A: Depois que resolveu que iria viver de blogs, alguma vez olhou pro saldo do Adsense e pensou que seria melhor voltar a ter um emprego formal, ou a felicidade de não ter patrão vale um mês ou outro com remuneração mais baixa?

CC: Poder decidir quando e onde trabalhar não tem preço. De que adianta o salário do Bill Gates, se você não pode resolver tirar o dia para ficar no bar, ou viajar numa segunda-feira para entrevistar a Madame Bela?

A: Você é um dos blogueiros mais conhecidos e mais produtivos da blogosfera tupiniquim, mantendo sozinho seis blogs (não contando o MeioBit) ao mesmo tempo. Qual a sua rotina para conseguir manter tantos blogs? E é difícil manter a disciplina para realizar tantos projetos paralelos?

CC: Muito. O que me salva é que sou dispersivo, assim me auto-adestrei para direcionar minha falta de concentração, dividindo-a entre os vários projetos. Mesmo assim, um dia que fico fora da Rede, é dinheiro perdido, posts que perco, idéias que não desenvolvo. Conciliar essas duas realidades é complicado. Eu tentei aplicações online, mas nenhuma funcionou. Então comprei um quadro-branco, e ele tem sido mais eficiente para organizar onde já postei, onde não postei ainda e o que mais estou devendo.

A: A nova moda entre os blogueiros brasileiros é a criação de "condomínios" de blogs. Voltando ao que fazia o gardenal.org, nas priscas eras da nossa blogosfera. O que você acha dessa iniciativa? Já pensou em participar de alguma iniciativa desse tipo?

CC: Já sim, já fui convidado para vários. Estou inclusive em acertos finais para um projeto desses, só falta sentarmos a bunda e assinarmos o contrato. Eu acho a iniciativa válida, se você produz conteúdo de qualidade e está começando, mas não vejo vantagens para blogueiros estabelecidos se mudarem de mala e cuia. Eu não levaria um blog meu para um projeto desses, mas criaria um do zero (ou migraria um dos menores).

A: Você tem um estilo polêmico e sem papas na língua na hora de escrever. Falando mal quando acha que tem que falar mal, de quem quer que seja. Isso já te rendeu algum problema maior do que os comentários desaforados?

CC: Fora as ameaças de morte e de processo não. As repetidas condenações ao Inferno, uma Eternidade de Sofrimento e Martírio também já tiro de letra.

A: Você deixou de chamar seus comentaristas sem noção de Trolls para utilizar o "singelo" termo Salsinhas. Isso tem a ver só com comida árabe de duplo sentido e sem muita graça, ou é uma menção à falta de Q.I. dos mesmos?

CC: O Troll é um ranzinza que gosta de implicar com os outros, a salsinha é o internauta com limitadas capacidades cognitivas, o termo surgiu quando eu comentei em uma lista de discussão que o visitante médio do blog é indistinguível de uma salsinha, se colocados em uma máquina de eletroencefalograma. O dono da lista ficou bastante mordido, provavelmente por puro corporativismo, só comprovando minha definição.

A: Na lista de e-mails Blogosfera, da qual você participava, surgiu há algumas semanas a discussão se existem diferenças entre o Cardoso (pessoa física) e o Cardoso (pessoa jurídica). Existe alguma diferença entre eles? Você é dessa forma mesmo, ou o Cardoso que aparece nos blogs é apenas um personagem?

CC: Eu sou assim mesmo, sem tirar nem por. Se fosse diferente seria falso, e isso é algo que o leitor percebe na hora, e se decepciona.

AA: Você é assumidamente nerd (e isso não foi um insulto). Pelos seus textos, os leitores conseguem ter uma boa idéia do que o Cardoso gosta em matéria de seriados e filmes. Mas e em matéria de música? O que toca no iPod do Cardoso?

CC: Tudo. Tenho de Queen a Stones, passando por Richard Cheese e Rod Stewart. Tenho muitas trilhas sonoras, Beatles e Sinatra, mas posso também estar ouvindo The Who. Não gosto de funk moderno (James Brown obviamente é clássico), de sertanejo, pagode.

A: Quais os três blogs preferidos do Cardoso? Fale um pouco sobre eles.

CC: The Secret Diary of Steve Jobs - O Fake Steve Jobs foi o melhor personagem (no caso eu gosto do uso de personagens, pois não é uma "pessoa real") dos últimos anos, o autor tem um humor refinado e consegue implicar com um monte de gente ao mesmo tempo. O Fake Steve já foi reconhecido inclusive pelo verdadeiro Steve Jobs E por Bill Gates. Quantos blogueiros e autores da área não venderiam a mãe para isso?

The Superficial - Eu vou confessar: adoro fofocas de Hollywood, e o jeito ácido com que o blog é escrito combina muito comigo. Não é só um blog de imagens, quando o texto da Britney Spears sem calcinha é mais interessante que a foto, é algo que deve ser admirado.

Papo de Homem - apesar desses infiéis terem se declarado contra minha posição de Imperador da Blogosfera, apesar de sua derrota ser certa e seu destino terrível, tenho que admirar como o site está sendo levado, e como as respostas do Dr Love são admiravelmente bem escritas. É um texto que eu invejo. Planejo inclusive poupá-lo, quando minhas tropas invadirem aquela "revistinha". Dr Love permanecerá prisioneiro, respondendo perguntas idiotas para meu entretenimento pessoal, em uma versão local das Mil e Uma Noites. Isso aí, Dr Love. Você será minha Sherazade. Bitch!

A: A pergunta que não quer calar. Porque a fixação na Hello Kitty?

CC: Odeio coisas fofinhas em geral e principalmente o fofinho pelo fofinho. Lara Croft é um modelo muito melhor para as meninas, não aquela gata maldita açucarada que cria novas patricinhas frescas a cada geração.

A: De bate - pronto. 1984 ou Minority Report? Senhor dos Anéis ou Crônicas de Nárnia? Matrix ou Equilibrium? Super-Homen ou Capitão América? Bruce Lee ou Jet Li?

CC: Minority Report - O mundo é muito mais cinza do que o preto-e-branco de 1984.

Senhor dos Anéis - Não gosto da mensagem cristã oculta histórias lidam com arquétipos, não com lições de moral. Sem contar que Rei Leão é o Simba.

Matrix - Pseudoprofundo com porradaria de primeira. Clássico filme geek cheio de referencias. Foi meu primeiro DVD, comprado antes de ter um player de DVD.

Capitão América - anda muito mais questionador do que o Escoteiro Azulão, que diz sim para qualquer um com um distintivo ou uma bandeira.

Bruce Lee - Ele encheu o Chuck Norris de porrada. Jet Li perdeu pro Mel Gibson.

A: Defina Carlos Cardoso em poucas palavras.

CC: O sujeito que menos se preocupa com a imagem pública de Carlos Cardoso, mas o mais cobrado, quando diz não acreditar nela.

A: Quer deixar algum último recado para os meus 13 leitores? O espaço é seu.

CC: É raro ver entrevistas que trazem perguntas novas. Aproveitem o privilégio de acompanhá-lo em seu renascimento, pelo meu faro, tem futuro.

Technorati : , , ,

blog comments powered by Disqus