Transporte público? Você não sabe o que é isso?

Hoje foi um dia que senti vergonha... MUITA VERGONHA!!!

Já é a segunda vez que venho passar minha férias na Suíça, mas essa foi a primeira vez que realmente experimentei o sistema de transporte público deles. Na minha primeira vez em Zurique andei de ônibus, trem e bonde, mas sempre com a namorada a tiracolo, o que me deixava livre para não pensar onde e como ia. Hoje foi a primeira vez que realmente usei o sistema de transporte suíço e PQP, me apaixonei.

Todos (eu disse TODOS) os pontos de ônibus ou bondes tem os horários que os respectivos passarão por aquele local. E geralmente é coisa de mais ou menos meio minuto e eles estarão ali. E os horários não mudam. Eles colocam os horários com os dias da semana no início do ano e aquilo vale até o final. Alguém no Brasil consegue imaginar isso? Você não fica preso no ponto rezando para aparecer seu ônibus. Você pode se programar e chegar no ponto junto com o seu meio de transporte e ele estará ali. Ou estará chegando. No Brasil, Rio e Niterói especificamente, a gente tem uma idéia relativa do horário e espera que não tenha perdido a condução.

Outra coisa que a maioria dos pontos já tem são displays com o tempo de espera para a próxima condução e indicando se é especial para cadeirantes ou não. E de novo, meio minuto a mais ou a menos e pronto. E todos os pontos tem o mapa com a linhas e todas as estações para a pessoa se achar. Não tem como se perder. É lindo!

Melhor de tudo são os preços. Fui comprar hoje um bilhete mensal. Você pode usar quantas vezes quiser, quantos dias quiser para todos os tipos de transporte (dentro da cidade de Zurique), seja ônibus, trem, bonde ou barco (sim, eles também tem barcos). E sabe quanto eu paguei, Lombardi? 79 Francos Suíços! Sim, trocando pra real a gente vai para quase duzentos reais, mas a gente tá falando de um bilhete realmente único, sem limite de viagens e tipos de transporte. Vale mais do que a pena. E eles tem bilhetes especiais para estudantes, cadeirantes, grávidas, idosos e o caralho a quatro! E se ao invés do bilhete mensal, você comprar o anual, o preço tem mais desconto ainda. Se pensar que o bilhete de 24 horas que eu comprei só pra hoje custou 8,20, dá pra ter uma idéia de como a coisa funciona. E se você tiver direito (ou tiver comprado) a meia passagem, fica tudo mais lindo ainda.

E para os amantes da privatização e do sistema capitalista de mercado aberto, fica o aviso. Isso funciona aqui e não é por causa da concorrência. O sistema é realmente Público! Tudo é gerido pelo governo. Não é que nem em casa que todo mundo fala que o governo não funciona e que tudo tem que ser privatizado para funcionar (o que em 98% das vezes não acontece), aqui funciona. Sem máfia, sem armação e sem esquema, conseguem oferecer um serviço de alto nível e que favorece toda a população.

E ainda querem que eu chame o que a gente tem no Brasil de Sistema de Transporte Público? Tá de sacanagem com a minha cara, Sr. 02??? É vergonhoso isso...

blog comments powered by Disqus