Eu voto no Lula sim...

Esse texto eu encontrei lá no Estado de Circo. Não são exatamente as minhas razões para votar no Lula, mas chegam perto... E é um texto estupidamente bem escrito... Aproveitem.

Sim, eu vou votar no Lula. Não por convicção, por achar que ele é o presidente que este país merece. Merecemos, parte de nós, talvez a maior parte, alguém melhor. Merecemos um presidente que não faça concessões à corrupção, que não feche os olhos, que se não pecar pela ação, que também não peque pela omissão.

Eu votei no Cristovam Buarque no primeiro turno porque considero importante a realização de segundo turno, o debate sem nanicos, sem os "não atingiram 1%", sem candidatos histéricos. No segundo turno, ia anular. Mas mudei de idéia.

E mudei por causa do preconceito. O preconceito de muitos que estão soltos por aí. Que não aceitam um migrante nordestino que foi torneiro mecânico no comando do país. Minhas críticas ao Lula são de outra ordem, não estão ligadas à sua origem, nem à falta de seu dedo mindinho na mão direita. Perdido no trabalho, e não em um passeio por uma praça de Higienópolis. Se Lula é gordo, feio, se comete gafes sem parar e usa metáforas em excesso não é isso que fez dele um mau presidente.

Estou cansado de piadinhas preconceituosas com a falta do dedo, da intolerância da classe média mainardiana, que prefere intelectuais que têm nojo "daquela gente" ocupando o Planalto. Porque esta classe média, seus cãezinhos de pet shop, seus carros do ano impecavelmente lavados aos domingos, seus home theaters e seus e-mails repletos de calúnias e mentiras têm vergonha de um ex-sindicalista discursando em Davos, na ONU ou na Casa do Chapéu. E sendo respeitado.

Eu tenho diversas críticas ao Lula, que hoje nem pobre é, mas que sabe o que é ser pobre e passar fome. Minhas críticas a ele são todas ligadas ao que ele fez e não fez na presidência. Ele não fez pouco. E o que deixou de fazer também não foi pouco.

E Geraldo, fez o que para receber tamanho apoio da classe média e sua mania de grandeza, sua soberba, seus títulos de MBA e seus perfumes e relógios de marca comprados na 25 de Março? O que é São Paulo hoje, este estado governado por ele nos últimos seis anos e pelo PSDB nos últimos 12? São Paulo vive o caos, vive o triunfo da violência, dá pontapés diários nos direitos humanos. Bem, a classe média abomina direitos humanos. Olhe para a Febem e se pergunte porque Geraldo merece ocupar a presidência da república. Ele é mesmo tão melhor que Lula?

Eu faço parte da classe média, mas não desta classe média. Que me envergonha.

Esta, que espalha seu preconceito pelos quatro ventos e reclama de Lula nas poltronas dos restaurantes da rua Amauri ou nas cadeiras do Fran's Café, lembra dos episódios mal explicados nas privatizações do governo FHC? Do escândalo da compra de votos para a reeleição? Não, prefere esquecer. Porque a orelha do Lula é torta e feia, porque a língua dele é presa. Porque ele é cheio de amigos que usam regata, suam e jogam futebol, assam churrasco e tomam umas no fim de semana.

Exatamente como nós.

Lula não é o presidente que eu gostaria de eleger. Geraldo também não. Não acho que o 45 é o pior número do mundo. Como também não acho que o 13 seja a mais abominável das dezenas. Gostaria de anular, mas em nome da luta contra o preconceito que infestou parte deste país nas últimas semanas, eu vou votar no Lula. E, se bobear, ainda vou pra rua fazer buzinaço dia 29.

blog comments powered by Disqus