Síndrome de vira-lata

E continuam a rolar os Jogos Olímpicos lá na distante e censurada China. E uma das coisas que tem me irritado profundamente, além de ter que ficar acordado madrugada adentro, é a síndrome de vira-lata que abunda nos comentaristas esportivos. Somos um país que não investe em esportes olímpicos de forma concreta e isso é fato. Mas quando nós levamos atletas que já foram para olimpíadas, que já possuem medalhas, que são campeões mundiais nos seus esportes, queremos uma evolução.

Eu não fiquei acordado madrugada adentro pra ver o João Derly lutar (bi-campeão mundial e campeão pan-americano da categoria) pra nada. Eu fiquei acordado na esperança de ver o cara ir lá e pelo menos chegar na final. Queria que ele trouxesse o ouro para o Brasil, mas pelo menos a prata já seria aceitável. Mas não ele vai lá e não consegue pegar nem o bronze na repescagem. Lembrem-se que no judô são entregues duas medalhas de bronze. Uma disputada pelos perdedores das semi-finais e outra pela galera que veio da repescagem. Da mesma forma eu não fiquei acordado para ver o Tiago Camilo (campeão mundial, campeão pan-americano e medalha de prata em 2004) ganhar o bronze. Foram quatro anos treinando, batalhando para fazer bonito em Pequim. O cara foi pra China como a pessoa a ser batida. E chega lá e só consegue o bronze da repescagem.

E pior do que ter de ver essa exibição dos atletas brasileiros são os comentaristas dizendo que uma medalha de bronze tá mais do que bom. Pq tá mais do que bom, cara-pálida? O Brasil não tem condições de fazer melhor do que isso não? Levamos atletas que tinham e ainda tem tudo para fazer a festa. E temos que nos contentar em ser quarto colocados no judô? Ou só conseguir chegar às semi-finais da natação? Antes de saírem do Brasil, os atletas que estão em Pequim eram a esperança brasileira de medalhas, alguns com possibilidades reais de trazerem o ouro olímpico. Agora temos que nos contentar com o bronze, ou em ficar entre os supostamente 16 melhores do mundo e achar que isso é a melhor coisa que poderia aocntecer com nossos atletas?

Claro que não! Temos que querer sempre mais. Temos que querer sempre o ouro. Temos que buscar sempre sermos melhores do que o cara que tá nadando na raia do lado, saltando depois da gente ou fazendo qualquer outra coisa. Enquanto não perdermos essa síndrome de vira-lata, essa mania de achar que qq coisa tá bom, o Brasil nunca vai evoluir para conseguir disputar as primeiras posições nos quadros de medalhas olímpicas. Abraços e parem de ficar felizes com pouca coisa. Queiram sempre mais.

Technorati : , ,

blog comments powered by Disqus