A Serbian Film (ou DOPS?)

E voltamos aos tempos da ditadura. Não, não estou exagerando.

Você já ouviu falar do filme "A Serbian Film"? Nem eu. Quer dizer, nem eu até ontem. Tava eu bem na minha, quando vejo essa notícia no Judão, falando sobre esse filme. Só que não era uma resenha do tipo que a gente já tá acostumado e aprendeu a gostar. Era uma notícia dizendo que o filme foi censurado no Rio de Janeiro depois de uma ordem judicial.

Supostamente, o filme teria tido sua exibição proibida devido às fortes cenas contidas no mesmo. Inclusive uma cena de um estupro a um recém-nascido. Tudo bem, a cena deve ser realmente forte, mas é uma cena. E o próprio filme deixa claro que o episódio teria ocorrido quando o personagem principal teria sido drogado e forçado a fazer aquilo contra a sua vontade.

Eu sou completamente contra a pedofilia, não consigo imaginar o que leva uma pessoa a fazer isso. Mas a cena faz parte de um filme! E ainda por cima, não é apologia nem nada. Fica claro que não foi um desejo do personagem principal realizar o ato. Então porque proibir? Talvez vocês estejam pensando que foi feito para proteger as mentes em formação das nossas crianças e adolescentes. Mas não! O filme desde o início já foi classificado como 18 anos. Então não teria motivo nenhum para essa proibição. As crianças e adolescentes já não poderiam entrar de qualquer jeito. Ah, mas sempre se dá um jeito. Aí é um problema do exibidor com a fiscalização. Se você tem um filme com uma certa classificação, essa classificação deve ser seguida ao pé da letra.

E se for para proibir obras de arte que envolvam pedofilia, vamos proibir então "Lolita" do Nabokov. Porque enquanto nesse filme, o ato é realizado contra a vontade do protagonista, na história do Nabokov, o personagem principal sabe o que está fazendo e quer dar uns pegas na Lolita. Já que estamos falando de influências derivadas da arte, essa seria uma influência muito mais forte.

A ordem judicial que levou a proibição do filme foi emitida após um pedido do "Sr." Victor Travancas, que depois que a ordem saiu ficou se vangloriando no seu facebook que ele tinha proibido o filme. Esse blog não apóia, nunca apoiou e nem nunca vai apoiar a pedofilia em nenhuma de suas formas, mas não podemos ficar passivos quanto a esse tipo de censura. Não é que eu apóie e incentive a trollagem nos perfis do cidadão, mas só que por acaso tenho aqui os links para o perfil dele no picasa, o twitter dele é @travancas e o perfil do facebook tá ali em cima. Tenho certeza que meus treze leitores utilizarão essas informações com o devido respeito e parcimônia. Abraços.

P.S.: E que comece a trollagem!!!!

 

Technorati Tags:

blog comments powered by Disqus