Mandando Bala

Acabei de ver Mandando Bala (Shoot 'Em Up, no original). É de longe e com folga um dos melhores filmes de ação desse ano que passou. O filme tem no seu elenco estrelas do calibre de Clive Owen, Paul Giamatti e Monica Bellucci (ah, Monica...). Eu sei que ele estreiou em novembro do ano passado, que eu já devia ter visto, que teria sido muito mais legal ver a Mon..., quer dizer o filme no cinema e tudo o mais. Mas não deu. Só consegui assistí-lo agora de noite aqui em casa. E não tenho do que reclamar não. O DVD tem uma série de extras bem legais. Cenas deletadas e/ou alteradas, uma animação que o roteirista e diretor do filme fez para conseguir que a New Line injetasse dinheiro no filme.

Hein?! Você quer saber da história do filme? Tem certeza que você quer saber disso? É melhor deixar isso pra lá... Você quer mesmo??? Então tá, eu vou falar. Um senador americano que é contra as armas, mantém um lugar com um monte de mulheres grávidas com filhos dele para que ele possa usar as crianças num transplante de medula para salvar sua vida. Porém um dos maiores comerciantes de armas do país descobre o plano do senador e acha que matando as mulheres ainda grávidas, o senador irá morrer e nada de legislação nova. Pena que uma das grávidas consegue fugir e passa pelo Clive Owen num ponto de ônibus enquanto foge. Ele decide que tem que ajudá-la e ela bota o catarrento no mundo no braços do Owen e no meio de um tiroteio absurdo, só pra logo depois tomar uma bala na cabeça. A partir daí começa uma caçada de gato e rato com o Paul Giamatti como um vilão muito, mas muito foda (nunca achei que ele ficasse bem num papel de vilãozão desse jeito) correndo atrás do Clive e do bebê e depois, do Clive, do bebê e da Monica pela cidade inteira.

Eu avisei que era melhor ter deixado a história pra lá, perguntei se vocês tinham certeza se queriam mesmo saber sobre isso. Não é um filme sério. E os produtores sabiam disso quando estavam gravando. E o mais legal é que sabendo que não estavam fazendo um filme sério, eles puderam exagerar em tudo. Esse é um clássico filme para deixar o cérebro em casa, ou então do lado de fora do quarto. Não espere profundidade nesse filme, pq não vai encontrar. O que chama a atenção no filme são as cenas de ação, que são completamente irreais e por isso mesmo sensacionais. Não são irreais no sentido Matrix da coisa. São irreais no sentido Pernalonga. E isso é o máximo. A cena quando o Clive Owen coloca o bebê num daqueles brinquedos de parquinho que as crianças sentam e ficam girando e começa a atirar nas barras pra fazer o brinquedo rodar, e não deixa o Paul Giamatti acertar o bebê é surreal. As armações que ele faz com algumas armas e um monte de bartante para dar cabo de uma equipe de segurança inteira, é tão Macaulay Culkin (sim, ele ainda existe) em Esqueceram de Mim, que deixa o pessoal da minha idade até nostálgico. A cena do salto do avião seguido pelo tiroteio no ar, então? É puro desenho animado. Só faltava o Clive Owen ter pulado do avião com um jetpack da Acme nas costas.

Mas nada no filme inteiro, nem o filme inteiro junto consegue superar a cena da transa. Clive Owen e Monica Bellucci estão transando, quando o quarto do hotel onde eles estão é invadido por uma porrada de gente. Os malucos todos bem armados pra kct, com colete, capacete e o escambau. Os dois rolam pra lá, rolam pra cá, levantam, correm prum lado, se apoíam numa parede, o Clive Owen mata gente e tudo isso sem a Monica desencaixar. Durante toda a cena, você escuta os tiros, os gritos dos caras sendo baleados e... os gemidos da Monica Bellucci. É sensacional. Se sexo vende e violência vende, pq não colocar os dois exatamente no mesmo momento em um filme??? Ah, pros punheteiros de plantão, nos extras do DVD, tem uma parte cortada dessa cena que rola um nipple slip. Tudo bem que em Malèna, ela mostra muito mais, mas ainda assim...

Galera, essa é a parada. Corram pras suas locadoras, lojas de DVD ou redes de compartilhamento de arquivos e procurem por esse filme que vale a pena. Vale muito a pena. Tenho certeza que vocês não vão se arrepender. Mas estejam avisados, não esperem profundidade desse filme. Desliguem os cérebros e sejam felizes. Abraços.

Technorati : , , , ,

blog comments powered by Disqus