Olim-piadas

Esses Jogos Olímpicos na China estão se provando uma grande decepção para o Brasil. chegamos lá com atlestas favoritos em uma pregada de competições. Se metade da galera que era favorita conseguisse pelo menos uma medalha de prata, estaríamos tirando onda hoje, pelo menos com os outros países da América Latina. Mas parece que um vírus amarelo pegou grande parte da delegação brasileira. Os favoritos nada fizeram. O Judô foi uma decepção atrás da outra. Na Ginástica Artística idem. No vôlei de praia, conseguimos alguma coisa, mas mesmo assim dava pra ter sido muito melhor. No futebol, foi a mesma coisa de sempre com o agravante dos homens terem perdido da Argentina na semi-final. No atletismo, a grande estrela seria o Jadel Gregório no salto triplo e ele não fez nada. No hipismo, queríamos ver a medalha de ouro de Atenas se repetir em Pequim, mas ficamos só na vontade. Só o vôlei de quadra que ainda dá alguma esperança para os brasileiros. As garotas fizeram sua parte agora de manhã. Falta os homens ganharem na madrugada. Nem o Robert Scheidt (é assim?) do iatismo, que tem mais medalha de ouro do que pescoço para colocá-las conseguiu trazer o ouro.

Estas Olimpíadas até agora estão sendo comemoradas pelos heróis inesperados. Foi o César Cielo na natação, que por mais que já tivesse mostrado que tinha um grande talento, ninguém esperava muito dele. Na natação, a gente pensava mais no Tiago Pereira. Foi a Maurren no salto em distância que fez o melhor salto da vida dela lá em Pequim, depois de ter quase abandonado a carreira devido a um caso de doping. Tivemos outros casos de atletas que a galera do Brasil não sabia nem o nome e foram lá e conseguiram uma medalha. Podem ter sido medalhas de bronze, mas vieram de onde não se esperava nada. Ou então de onde se esperava muito pouco.

Para os "medalhões" da delegação brasileira, a viagem à Pequim está sendo uma grande piada, uma grande Olim-piada. E o Brasil ainda quer sediar os Jogos de 2016. Com o nível de investimentos que fazemos nos esportes olímpicos, seria uma coisa vergonhosa. Pô, eu acredito que se você quer sediar uma Olimpíada, você tem que ter condições de colocar atletas brigando por medalhas, mesmo que não ganhem, mas que pelo menos tenham um alto nível para estar lá brigando de igual para igual, na maioria, senão todas as modalidades olímpicas. A China fez isso. E eu não acho que o Brasil tenha condições de fazer isso nem para 2024, quanto mais em 2016. Espero que depois dessas Olimpíadas alguma coisa mude no esporte brasileiro, mas com o Nuzman continuando como presidente do COB, acho bem difícil. Dias melhores virão, só não sei quando. Abraços.

Technorati : , , ,

blog comments powered by Disqus