Copas e Copas...

Então, depois da ressaca do jogo de ontem, comecei a pensar na Copa de 2014. Tipo, faltam três anos. E como estão os estádios no Brasil? Porque quando eu saí do país em março, dava medo de pensar na Copa.

Como está a situação dos estádios no Brasil? Porque pensar em segurança e organização das cidades é a maior das piadas. Se bem que pensar nos estádios também é um pouco ridículo.

O estádio do Corinthians não está nem perto de começar e todos sabemos que não vai ficar pronto NUNCA. O Morumbi que é o melhor estádio do Brasil (sim, sou São-Paulino) não vai ser usado por causa de picuinha do Ricardo Teixeira (pq ele ainda manda no futebol do Brasil? Se bem que perguntar isso é a mesma coisa que perguntar pq o Galvão ainda é o principal narrador de eventos esportivos do canal de TV com maior audiência no nosso país). Ouvi uma vez que estevam pensando em usar o Palestra Itália também, mas alguém consegue imaginar um jogo de Copa do Mundo no Palestra (que me desculpem os palmeirenses, mas aquele estádio da última vez que eu fui era uma merda)? Aí alguém lá no fundo fala que não é bem assim, que temos o Engenhão, temos a Vila Belmiro, temos a Arena da Baixada. Pára! Vamos parar por aqui. Concordo que esses estádios são bastante bons até, mas se começarmos a pensar em estádios estepes, no final vai ter gente pedindo por jogos no Canindé ou quem sabe no Estádio do América (SANGUE! SANGUE! SANGUE!).

E temos o Maracanã. Sim, temos o Maraca. O estádio mais reverenciado no Brasil e talvez no mundo. Mas em que condições tá o Maraca? Da última vez que vi era um gigantesco canteiro de obras. E alguém que já tenha ido a digamos uma final de Campeonato Carioca ali, consegue imaginar a merda que vai ser um jogo de Copa do Mundo? E o Maracanã sozinho não faz verão.

Nas cidades sedes das Olímipadas, o COI faz uma visita de inspeção coisa de um ano e meio antes do evento pra ver se tá tudo indo bem com a organização. A FIFA faz o mesmo? (Alguém responde nos comentários pq eu realmente não sei). E se eles fizerem e mandarem uma comissão SÉRIA no Brasil, alguém imagina o que vai acontecer? Eu nunca vi o COI fazer isso, mas gostaria de saber o que acontece se eles decidem que a cidade sede não tem condições de sediar o evento. Mandam pra outro lugar? Agradecem aos atletas que se mataram de treinar desde as últimas Olímpiadas e dizem que hoje só daqui a 5 anos e meio (inserir troll face aqui)? Agora imagina a gritaria que seria no Brasil se tirassem a Copa do Mundo do Brasil. Sou só eu ou todos conseguem imaginar o nível dos discursos somos pobres, somos sub-desenvolvidos, somos um país humilde tentando competir com os poderosos. Todo aquele discurso que a gente tá tão acostumado a ouvir do Sr. Galvão Bueno e do Rubens Barrichello. Toda aquela mentalidade sub-densevolvida, de aquela síndrome de coitadinho que todos que sabem que não tem condições de competir repetem tão bem quando, SURPRESA, perdem. Porra, porque será que nunca ouvimos esse tipo de discurso do Senna? Ele ganhou tudo na Fórmula 1 há mais de vinte anos atrás. Se em alguma tempo podia-se falar nesse tipo de pre-conceito contra brasileiros seriam naqueles tempos. Mas nunca ouvimos isso nem dele, nem do Piquet e muito menos do Fittipaldi. Isso pra falar da Fórmula 1 e dos vencedores. Se formos falar dos que não ganham, alguém já ouviu o Massa fazer discurso de coitadinho? Ele fala que fez merda e ponto. Mas divago... Mas temos que pensar que serão infinitas as reportagens tentando provar que na África do Sul as condições eram muito piores e que o ar na China era irrespirável e o escambau... E isso pra nem lembrar que logo depois vem as Olímpiadas no Rio, mas isso já é assunto pra outro post.

O pior é que tenho certeza que nunca terão a coragem de tirar a Copa do Brasil, por piores que estejam os nossos preparativos. E aí vamos ser conhecidos eternamente por organizar a primeira Copa do Mundo de futebol de rua da história. Com as traves sendo feitas de um lado do campo de paralelepípedo e do outro lado com sandálias Havaianas.

Technorati Tags: , , ,

blog comments powered by Disqus