Nova Língua Portuguesa (ou meu BlackBerry fala português melhor que eu)

Eu não estava no Brasil quando saiu essa reforma da Língua Portuguesa. E como o blog estava passando por um hiato temporário (depois dessa eu vou contar uma piada do Joãozinho, esperem) eu acabei não falando nada sobre isso.

Tinha alguma idéia (ideia) das mudanças que foram feitas. Não entendi patavinas, mas tinha alguma ideia. Só que quanto mais o tempo passa, começo a perceber mais e mais que eu não conheço mais a língua que eu passei a vida inteira falando. E grande parte dela aprendendo. Estava eu hoje no twitter e escrevendo e-mails e já tava puto com o BlackBerry que não parava de corrigir algumas palavras, como se eu estivesse digitando errado. Escrevia uma coisa e ele me dava a palavra sem acento ou com acento em outro lugar. Meia dúzia de vezes eu parei pra conferir se não tinha escolhido espanhol, italiano ou até português de Portugal como idioma de referência e por isso ele estava corrigindo essas palavras. Só depois de um tempo que eu me dei conta que o problema não era o BlackBerry ou a configuração de idioma de referência. Era um simples problema de BIOS (Bicho Idiota Operando o Sistema). Eu tinha esquecido completamente da reforma que fizeram na nossa língua. Mas meu smartphone não esqueceu... E foi nesse momento que eu me toquei que tá na hora de voltar a estudar minha língua. E que pelo menos para mim que não tenho um contato mais tão diário assim com o português (passo o dia falando e lendo em inglês ou italiano geralmente) que as mudanças feitas não foram exatamente fisiológicas. Regras que você nem sabe que sabe, mas que depois de anos e anos você já usa sem nem precisar parar para pensar nelas, onde colocar o acento, dígrafos, tremas e outras coisas, foram mudadas. Pode ser que pra quem esteja aprendendo português agora fique mais fácil, mas pra quem já não está mais na escola, ficou mais complicado... Abraços.

Technorati Tags:

blog comments powered by Disqus