Space Shuttle Atlantis (ou pq acabou?)

Então, como eu falei hoje cedo no Twitter (onde estão meus fiéis treze leitores que ainda não estão me seguindo?), assisti de novo ao vídeo de lançamento da Atlantis. A última vez que tivemos a oportunidade de ver um ônibus espacial indo aonde nenhum outro homem jamais esteve. Quer dizer, na verdade eles foram só até a Estação Espacial e uma porrada de gente já deu seus passeios por lá. Mas vocês entenderam a idéia. E e incrível que eu sempre me emociono vendo um lançamento de um shuttle. Especialmente com esse porque foi a última vez que veríamos uma coisa dessas por um bom tempo. Quer ver também, é só clicar aqui, que você vai pro site da NASA. Lá você pode ver também o vídeo da desacoplagem do tanque externo da Atlantis já em órbita. E é um momento lindo. A gente tem a visão entre o tanque o shuttle e dá pra ver detalhes da cobertura cerâmica (a parte preta embaixo da nave) de proteção térmica e como o tanque é ligado a nave. E tudo isso tendo como pano de fundo a curvatura da Terra. Acho que dá pra imaginar pelo nick que eu curto qualquer coisa que envolva espaço e afins, né? Nada do tipo sempre quis ser um astronauta. Mais pela idéia da descoberta, dos avanços tecnológicos que nos permitiriam essas "aventuras" e descobrir o que tem lá fora (não! Não sou fã de Arquivo X).

É lógico que a coisa toda sempre foi arriscada, tipo tentativa e erro (Challenger, estou olhando pra você). Mas por mais que ninguém deixe lembrar e lamentar os erros, os acertos quando aconteceram sempre foram espetaculares. Porra, a gente pisou na lua (teorias de conspiração que vão pra PQP) e a gente foi capaz de colocar um "prédio" no espaço (dois na verdade) e fazê-los continuar funcionando por um longo tempo. E a quantidade de tecnologia que foi desenvolvida para as missões espaciais e depois foram sendo assimiladas na nossa vida civil é absurda. Tipo quando mostram a tecnologia apreendida no primeiro MIB. Só que nesse caso é tudo nosso. Tudo fruto do instinto do ser humano de tentar ir além, de continuar tentando. E isso por si só me faz manter a fé na humanidade. Mesmo que de vez em quando seja difícil.

Hoje de manhã foi a última desacoplagem de um ônibus espacial da Estação Espacial para iniciar o vôo de volta a Terra (o vídeo está aqui). E pra quem gosta é um momento impressionante. O vídeo na verdade não mostra nada de mais. Foi feito por uma das câmeras de dentro da estação, mas parar pra pensar que foi a última vez...

Aproveitando que já estava lá acompanhei por algum tempo a cobertura ao vivo do Centro de Controle em Houston e acabei ouvindo do narrador uma coisa extremamente interessante e que promete para o futuro. Durante um momento eles estavam mostrando uma bandeira americana presa em cima de uma das escotilhas e o narrador estava explicando que aquela bandeira não iria voltar pra Terra. Ele iria ficar lá esperando os próximos astronautas de futuras missões. A NASA pretende no futuro (não entendi direito quando porque estava trabalhando) utilizar a Estação Espacial como ponto de partida para missões espaciais que seriam lançadas de um ponto em LOE (Low Earth Orbit ou Baixa Órbita Terrestre numa tradução porca) em direção ao DEEP SPACE! E a bandeira só vai sair dali com um desses futuros astronautas para ser levada em uma dessas missões. Ou seja, o futuro já está sendo planejado e isso todo mundo sabia. Mas agora se tem uma dimensão de onde a coisa toda pode estar indo... Dá pro futuro chegar logo? Abraços.

Ah, momento bônus sardinha do dia. Em homenagem ao Space Shuttle Program, na noite de amanhã segundo o site do Empire State Building, o prédio vai estar com as luzes acesas com as cores vermelha, branca e azul. Como uma forma de indicar o "caminho" de volta.

Technorati Tags: , , ,

blog comments powered by Disqus