A Game Of Thrones

E já que estamos falando de tronos hoje, não posso deixar de falar de A Game Of Thrones. Fazia tempo que eu não lia nada que me fazia sonhar com o assunto, mas depois de começar a ler a série escrita pelo George R. R. Martin, faz mais de uma semana que eu tenho sonhado com um reino em Westeros. O cara usa a fantasia mais como pano de fundo, do que como verdadeiro tema. O importante nos livros não são os "Others" ou os dragões ou os "skinchangers". O importante é o jogo dos tronos.

Mais do que uma série de fantasia, essa é uma série "política". Não no sentido panfletário, mas no sentido mostrando alianças, traições e toda a ganância pelo poder. A série não possui um personagem principal. Existem aqueles por quem a gente acaba se aproximando, torcendo a favor e contra, mas o escopo não é esse. O escopo é mostrar todo esse jogo na visão dos vários personagens. Cada capítulo dos livros é narrado do ponto de vista de um personagem, com as suas expectativas, medos e problemas. Muitas vezes vemos uma ação de um deles refletindo no destino de outros. Ou um passando por uma parte de Westeros que o outro acabou de passar sem que eles se encontrem. O tempo não é linear. O autor vai e volta. Mostrando em um capítulo uma grande batalha vista pelos olhos de um anão e no capítulo seguinte somos catapultados duas semanas avante no tempo e temos um outro personagem se recompondo depois do fim da batalha. E muitas vezes você só descobre onde está e o que está acontecendo na metade do capítulo quando aquele personagem começa a pensar em tudo que aconteceu desde o final do seu último capítulo, que poder ter acontecido vinte capítulos atrás, até aquele momento.

Os personagens são bem construídos. Mesmo que alguns sejam um pouco caricatos demais, esses servem de contraponto para a verossimilhança da maioria. E por mais que você tenha o ponto de vista de um personagem para estar realizando aquela ação naquele momento, geralmente não sabemos todos os seus motivos para fazer aquilo. Algumas vezes quando algum outro personagem olha a ação do primeiro, entendemos qual era o objetivo inicial.

Pra quem gosta do gênero fantasia é uma ótima pedida. Pra quem quer só uma leitura para passar o tempo e não tem preconceitos com o gênero vale a pena também. Abraços.

P.S.: pra efeitos de constagem, ainda não vi a série da HBO. Vou deixar pra ver nas férias.

Technorati Tags: , ,

blog comments powered by Disqus